Parabéns Dourados pelos seus 89 anos Conheça um pouco da Cidade de Dourados MS

Dourados,  município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.

O município está situado no centro-sul de Mato Grosso do Sul entre a Serra de Maracaju e a bacia do Rio Paraná

Assim como no resto do estado, sua bebida característica é o tereré, que é de fácil preparo e tomado principalmente nos encontros informais entre familiares e amigos.

Fundada em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação com outras cidades e estados.

Museu situada entre o Distrito de Vila São Pedro e Distrito de Indápolis, marco da história agrícola da Região – Cruz na entrada simboliza o começo da expansão agrícola no munícipio.

Nos anos 1940, a cidade já contava com 14.985 habitantes. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços a partir de então.

Nos anos 1960 o município já possuía 84.955 habitantes (466,9% habitantes a mais que em 1940), sendo nessa época o município mais populoso de todo o Mato Grosso (suplantando então Campo Grande e Cuiabá). Já nos anos 1980 sua população somava 106 483 habitantes, ou 25,3% de saldo em duas décadas.

Nos anos 2000 já eram 164 700 habitantes (54,7% de crescimento em vinte anos).

Nos dez anos seguintes houve um acréscimo de 19% em sua população, que somou quase 200 mil habitantes.

Em mais de 70 anos de existência, a cidade de Dourados teve crescimento demográfico total de 1 208,4% entre 1940 e 2010.

Em 2021, a segunda maior cidade do Estado, chega a uma população de 227.990 habitantes, e já em 2024, se aproxima de 243.000 habitantes segundo senso do IBGE.

CONHEÇA UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA – ASSISTA O VIDEO

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=hINtekmU4F4&ab_channel=Cidades%26Cia

Dourados, é a maior cidade do interior do Estado do Mato Grosso do Sul e se localiza em um corredor estratégico do mercado consumidor nacional e internacional, especialmente nos países integrantes do Mercosul. A localização, conexões viárias e as características ambientais se tornam atrativas para a consolidação de um pólo industrial na cidade, em especial o setor da agroindústria, que vem ampliando espaço e destaque na economia local.

A economia se destaca pela atividade agrícola com a produção de grãos de soja e milho e, há pouco tempo atrás (2012), cultivo e beneficiamento da cana-de-açúcar. A região é a maior produtora de soja, onde a BR 163 compõe o eixo de logística de cargas, ligando a região sul com a norte do Estado.

A cidade, conhecida como Portal do Mercosul, encontra-se a 224 Km da Capital Campo Grande, sendo pólo fornecedor de produtos e serviços, dentre os quais, destacam-se: área médico hospitalar, tecnologia e especialidades em 07 (sete) instituições de ensino superior com grande contingente de alunos.

Foto da Igreja Católica Matriz – Área Central

Dourados integra a bacia hidrográfica do Rio Paraná, onde seus principais rios são o Rio Dourados, Rio Santa Maria, Rio Brilhante e Rio Peroba, de modo que apresenta clima tropical úmido no verão e seco no inverno.  

Arquiteto e Urbanista Ronaldo Ramos

Presidente da AEAD

Compartilhe esse post

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram