É impossível, pensar o crescimento de uma cidade como Dourados sem o trabalho dos arquitetos (as) e urbanistas e, muitos outros profissionais da área da construção civil, que aqui se estabeleceram, juntos deram forma a segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul.
Para registrar a importância dos trabalhos destes profissionais que dedicaram sua vida à construção da cidade, à qualificação dos espaços urbanos e residenciais que tornaram a vida de muitos cidadãos e cidadãs para melhor, a Câmara Municipal de Dourados, na noite do dia 28 de novembro se transformou em um palco de celebração e reconhecimentos aos profissionais de Arquitetura e Urbanismo, proposta pelo vereador Fábio Luiz em comemoração ao dia dos arquitetos (as) e urbanistas.
Destaque especiais à Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados (AEAD) em reconhecimento aos mais de 40 anos de contribuição para o crescimento de Dourados, e ao saudoso Arquiteto Ernani Borges um dos grandes nomes da área no município.
Foto: Thiago Campos (Ernani Borges) Borges e Arquiteto Ronaldo Ramos (AEAD)
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a homenagem póstuma ao arquiteto Ernani Borges, que chegou a Dourados em 1977 trazendo consigo não apenas seu talento técnico, mas também uma visão sensível e transformadora. Ernani, que deixou sua marca em projetos urbanos e residenciais que moldaram a identidade da cidade, foi lembrado por sua dedicação às políticas públicas de urbanismo e pela sensibilidade ao criar espaços que iam além do concreto, traduzindo os anseios e a essência das famílias douradenses.
Ernani Borges, também participou ativamente na Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Dourados, que mais tarde se transformaria na AEAD Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados.
A família do arquiteto recebeu um Diploma Honorífico em nome de Ernani, perpetuando sua memória como um ícone do urbanismo local.
Para o vereador Fabio Luís (Republicanos), o legado de Ernani Borges e o da AEAD, são exemplos de como a arquitetura pode superar sua função prática e se tornar uma ferramenta de transformação social.
Nesse momento tão sublime foram chamados para compor a mesa de cerimonial, o propositor do evento, vereador Fábio Luiz, o Presidente do CAU/MS, João Augusto Albuquerque Soares, Claudio Lucchese gerente do CAU MS, os Vereadores Sergio Nogueira, Marcelo Mourão, o Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Cezar Augusto, o Presidente do CODED Dourados, Nilson Santos, e Thiago Campos Borges, filho do arquiteto Ernani Borges (um dos homenageados da noite).
Foto de Capa: Valdenir Rodrigues CMD
Instagran: Fabio Luis l Vereador Dourados (@fabioluisms)
Arquiteto Ronaldo Ramos
Presidente da AEAD