A AEAGRAN (Associação de Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados) e AEAD (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados) irão descerrar as 18h30min do dia 28 de setembro de 2024, em homenagem ao Engenheiro Agrônomo José Elias Moreira, a placa que levará o nome da associação recreativa dos seus profissionais, área que foi doada no exercício do seu o mandato como Prefeito.
Nascido em Poços de Caldas, José Elias Moreira chegou em Dourados em 1958. Formado em Agronomia, Zé Elias, como era carinhosamente conhecido, faleceu no dia 15 de março de 2023.
Foi Prefeito da cidade no período de 1977 a 1982, entre 1978 e 1979 desenvolveu-se aqui o Plano de Complementação Urbana, um embrião de um Plano Diretor, elaborado pela equipe do consagrado urbanista Jaime Lerner, um avanço sem precedentes no âmbito regional até então quando foram traçados parâmetros para a ocupação urbana. Com isso, a prefeitura conseguiu intervir melhor na organização e expansão da cidade que acontecia de forma acelerada, evitando o caos.
Com prestígio junto ao Governo Federal conseguiu um aporte surpreendente de recursos viabilizando o projeto Comunidade Urbana em Recuperação Acelerada (CURA) investindo em quilômetros de galerias pluviais, pavimentação asfáltica, programas habitacionais, áreas de lazer, iluminação pública, parques, enfim. Só para resumir: graças a isso que existem em Dourados os dois grandes parques ambientais, o Arnulpho Fioravanti e o Antenor Martins; o Terminal Rodoviário naquele espaço cujo pédio começa a ficar pequeno para o porte da cidade.
A intervenção na área rural com a abertura de estradas, manutenção das vias e serviços de cascalhamento, construção de unidades de saúde, escolas, postos telefônicos e praças também foi algo notável.
Zé Elias ganhou tal notoriedade e tornou-se candidato ao Governo do Estado em 1982, um fato inédito porque nenhum político local tinha até então pleiteado esse cargo, embora tenha perdido para Wilson Barbosa Martins, de Campo Grande.
Foi depois deputado federal constituinte, reeleito para segundo mandato, anos depois secretário de Meio Ambiente no governo Zeca do PT e secretário de Planejamento da Prefeitura na época de Délia Razuk.
Como empresário, fundou a Rádio e a TV Caiuás (esta, hoje RIT) e atuou como produtor rural. Foi um político hábil e influente que amava Dourados e devemos a ele, no mínimo, o reconhecimento pelos feitos importantes para a nossa cidade que continua crescendo rapidamente e se projetando como um centro urbano promissor e futurista. Sem o Zé Elias, no entanto, esse progresso urbanístico não teria sido o mesmo e estaríamos sofrendo as consequências da falta de planejamento e investimento em infraestrutura.
É com o espírito do reconhecimento que reverenciamos a ele esse nosso singelo tributo para que o nome de José Elias Moreira seja lembrado para sempre na história de Dourados. O homem parte, mas seus feitos permanecem para o bem da nossa cidade.
Que os novos políticos se inspirem no grande Zé Elias.
No dia do evento também acontecerá das 14h às 22h o dia de Campo promovido pela AEAGRAN com o tema Mapeamento para aplicação com droneagricola garantindo segurança e operacionalidade e sustentabilidade
Fonte da matéria: Jornal Folha de Dourados