Criado para dar sustentabilidade ao desenvolvimento de Dourados, CODED volta a se reunir para discutir seu formato diretivo.

O CODED (Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Dourados) realizou nesta quinta-feira (25) a primeira reunião de 2024 da Diretoria de Implantação com membros do corpo jurídico constituído para definir a modalidade de atuação social da nova entidade.

“Nós tínhamos dois modelos que poderíamos optar, e algumas questões a serem analisadas para essa definição. Optou-se pela forma de associação, que garante a independência e não nos deixa vinculados a nenhum órgão público”, justificou o presidente da Seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Dourados e vice-presidente da Diretoria do CODED, Ewerton Brito.

Segundo ele, com essa opção, o CODED poderá trabalhar de forma apolítica, apartidária, “voltado realmente ao desenvolvimento de Dourados”, e ainda se torna mais flexível e transparente, aberto à participação de indicações por parte de entidades, públicas e privadas, sindicados, associações, representações da sociedade civil organizada.

Para o presidente da Diretoria de Implantação, Nilson Aparecido dos Santos, a reunião desta quinta-feira vem acrescentar ao projeto “para que Dourados tenha um norte a ser seguido para a continuidade das gestões que virão”. O CODED, na modalidade de Governança Colaborativa, deu importante passo ao definir a constituição jurídica, segundo ele.

“A sociedade civil organizada já foi convocada e está participando, dando a sua contribuição, definimos eixos prioritários e cada um, na sua área, vamos ter um projeto para apresentar aos candidatos que virão nas eleições deste 2024”, afirmou.

Entenda o processo: CODED surgiu de uma iniciativa da ACED Associação Comercial de Dourados em parceria com o SEBRAE.

Dourados é o segundo maior município do Estado e com grande potencial de crescimento. Para que esse crescimento ocorra de forma ordenada, várias entidades se reuniram e resolveram adotar a iniciativa que já acontecem em outros municípios do Brasil e, que está dando certo. A Criação do Conselho Estratégico para Desenvolvimento de Dourados – CODED junto com os mais diversos segmentos representativos da sociedade, irão debater soluções viáveis nas áreas de desenvolvimento econômico, urbano, meio ambiente, educação, saúde, segurança e agroecológico, para levar como sugestão ao Executivo e Legislativo e cobrar sua implementação. Nos meses de novembro e dezembro de 2023, foram realizadas várias oficinas temáticas para debater desafios a serem enfrentados pelo Conselho após a diretoria executiva ser empossadas. “O CODED surge num momento em que o Brasil passa por grandes transformações na sua economia, e será necessário que os gestores dos municípios estejam preparados para responder rapidamente as demandas apresentadas pela sociedade civil” disse: Arquiteto Ronaldo Ramos, presidente da AEAD  

Participantes

Além do presidente Nilson e da diretora-executiva Elaine Rodrigues, e dos membros da Diretoria, Paulo Campione, Ronaldo Ramos e Clóvis de Oliveira, participaram da reunião os advogados Ewerton Brito, Celso Reich e Jorge Pessoa Filho, da comissão de regularização jurídica, Gilvane Bezerra da Silva Dias e ainda, de Maringá-PR por videoconferência, a consultora Márcia Santin, que junto com o ex-prefeito da cidade paranaense por dois mandatos, Silvio Barros, participa da estruturação de Conselhos estratégicos em várias regiões do País.

Produzido pelo jornalista Clovis de Oliveira/CODED

Compartilhe esse post

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram